quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Mensagens do bem para jovens em conflitos com a lei

Nas atividades da nossa oficina, estamos sempre ligados a programas jornalísticos que tratam de assuntos que tenham a ver com infância e juventude. Descobrir a vida dentro da Fundação Casa, como mostrou o Conexão Repórter, trouxe grande reflexão para nossas turminhas. Depois de assistir, conversar, divididos em grupos, escolhemos trechinhos de livros que levassem uma mensagem otimista para os personagens em situação de conflitos que contaram suas histórias para todo Brasil.


"...Dia após dia, bordava resignadamente as mesmas flores, as mesmas borboletas, os mesmos pássaros, sem nunca ter tempo para experimenar novas linhas, novos pontos, novos riscos" (O bordado encantado)

"...Eu tenho que achar um lugar para esconder as minhas vontades" (A bolsa amarela)

"...Sem dúvida, foi a alegria de me sentir em risco que fez com que eu contasse meus dois primeiros erros" (A mão decepada)

"...Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão" (Sonhos de uma noite de verão)

"...Está fechado. Eu não vou entrar e nem sei como vim parar aqui" (Adeus escola)

"...Sempre que for pedir algo ao seu pai ou sua mãe, peça: por favor. Aos pais, cabe a cada um dar o exememplo. Assim, quando pedirem alguma coisa ao seu filho (a), peçam: por favor" (Palavras Mágicas - Por favor)

"Ah, nada como um ser um mendigo,
Faz com que as pessoas mostrem seu lado bom" (Sopa de botão de osso)

"A todos que acreditam na educação. O maior patrimônio de um país é a educação, pois o conhecimento liberta o ser humano e dignifica seus ideais de justiça"

"Eu fiquei ali fincado, esperando que mamãe me dissesse alguma coisa, mas ela apenas me deu um vago olhar; não era a mim que estava interessada" (O choro no travesseiro)

"-Com licença - disse ele ao homem que mais falara. - Pode me dar um minuto? O homem era grandalhão e pareceia perigoso" (Os 12 Mandamentos)

"O avião a jato voava nos céus do Brasil, a onze mil metros, levando muitos meninos e meninas, entre nove e onze ano, de pele viçosa, cara de assustados" (Sangue fresco)

"- Puxa! Você está com uma cara de bolo abatumado...
- É que eu tomei uma droga para dormir...
- E dai? Não fez efeito?
- Sim, deve ter feito... Mas eu passei a noite inteira sonhando que estava acordado" (Sapato furado)

"João vivia desempregado, desamparado, esfomeado. Morava em barraco de prédio em construção" (João x Sultão"

"Sabe que nem demorou muito e eu já estava achando aquela cara manchada normal?" (Todo mundo é diferente)

"A necessidade de nomear as coisas me afastava dos objetos e eu ia aos poucos aprendendo o que era a solidão" (Manual de sobrevivência em família)

"Precisamos aprender a dialogar francamente e conhecer novos caminhos...O bem-estar não mora em gaiola" (A casa das palavras)

"No fundo
Não ilude
É só reparar
Na sua atitude
Para se desconfiar..." (Um pouco de tudo: bicho, gente, flores)

Um comentário:

Lanzinhaobserva disse...

É triste ver que tem jovem que não se arrepende e que vai voltar para lá...

Um pulinho até o Parque da Luz

Um pulinho até o Parque da Luz
Lanche a céu aberto... diversão garantida!

Atividade de Capoeira na Praça Padre Damião

Atividade de Capoeira na Praça Padre Damião
Ester Manoel

Passeio Animal!!!

Passeio Animal!!!
Um dos preferidos da turma

Peso Pesado!

Peso Pesado!
O tamanho do elefante impressionou todo mundo